GLOBALIZATION: THE END…
OU O "FIM DE UMA ÉPOCA"!
" Somália: Mais um cargueiro tomado de assalto por piratas
Um cargueiro com bandeira de Hong Kong e tripulação estrangeira foi tomado de assalto no Golfo de Ádem, no mesmo dia em que um navio pesqueiro de Kiribati foi abordado na mesma zona, e dias após o assalto a um super-petroleiro saudita… O cargueiro Delight, de bandeira de Hong Kong e com uma tripulação de 25 pessoas de outras nacionalidades, foi sequestrado no Golfo de Ádem, entre a Somália e o Iémen. O navio transportava 36 mil toneladas de trigo para o Irão.
Este é o mais recente incidente na região. Também na terça-feira, um navio de pesca do Kiribati, com 12 tripulantes, foi igualmente tomado de assalto pelos piratas. No sábado deu-se o mais grave sequestro das últimas semanas. O Sirius Star, um super-petroleiro com 332 metros de comprimento, foi desviado na costa do Quénia, a sul da Somália.
O navio transportava dois milhões de barris de petróleo, avaliados em mais de 100 milhões de dólares, e está agora ancorado ao largo da Somália. No petroleiro encontram-se vários piratas e 25 tripulantes de várias nacionalidades, incluindo 19 filipinos, dois britânicos, dois polacos, um croata e um saudita. A Arábia Saudita considerou o ataque ao Sirius Star «um acto revoltante» e apelou a uma acção internacional coordenada contra a pirataria marítima.
O Sirius Star é o maior navio de sempre a ser sequestrado, confirmam as agências noticiosas internacionais. Neste momento há já centenas de tripulantes de navios raptados na Somália, com as mais variadas nacionalidades.
Segundo a BBC, os tripulantes são normalmente bem tratados pelos raptores, e acabam por ser libertados depois dos armadores pagarem resgates milionários."
FIM DA GLOBALIZAÇÃO
Como é que é mesmo o subtítulo de "Brave New War", de John Robb, publicado nos idos do início de 2007…?
Há anos, portanto, que só não vê quem não quer ver… Os tais que são os piores cegos! Ou ainda quem, em vez de olhar e ver a realidade, anda enfronhado em leituras já atrasadas (dada a velocidade das mudanças) e ignora, portanto, o que se está já a passar à sua volta.
Tinha muita graça essa coisa de ver uma série de gente aos saltos e em grande ebulição contra a globalização e seus malefícios quando ela já estava moribunda e a questão era já saber o que viria no pós-globalização e que tipo de coisas íamos sofrer.
A esquerda "verdadeiramente marxista" foi notável neste exercício e até Soares ainda aí fez um pequeno número… Essa "esquerda" provou aí e mais uma vez a radicalidade dos "óculos" de Marx: mostrou claramente o que os seus portadores queriam ver e ocultou cuidadosamente a realidade! E ao fazê-lo conseguia que não fosse notada a realidade da "disruption"… Mas, a outros, ela não passou em branco! E, claro, nem tão pouco as suas consequências… Como bem se nota ao examinar os mapas de Tom Barnett! Mas quem se preocupa com mapas e "disruptions"…? Uns "xutos" de ideologia (da pura!) reconfortam muito mais as alminhas…
No Claro, há largo tempo que aqui tínhamos referido este inxorável fim da globalização e alertado que o que nos interessa mesmo é esta mudança em curso do modelo global, o preço a pagar por isso e como fazer para não figurar no rol dos perdedores mas sim integrar o "centro" do sistema…
Mas é um clássico esta coisa de certas cabeças só perceberem o problema do pau quando levam com ele!
Sem comentários:
Enviar um comentário