segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Na Coluna do "Correio da Manhã"

Ver Claro
12 Dezembro 2009


BALANÇA DO PODER

Inovação do ‘Tratado de Lisboa’, o Serviço Europeu para a Acção Externa, a nascer em Abril, dá lugar a um pesado jogo de influência em que as redes e orçamentos diplomáticos dos Estados definem a balança de poder na política externa da Europa. A França, que tem a maior rede diplomática europeia e um dispositivo militar muito presente no exterior, já se prepara para tirar partido disso.Às pequenas potências, como Portugal, resta apostar forte em políticas de nicho, ‘soft power’ e inteligência... Muita inteligência.


BANCARROTA GREGA
Uma bomba-relógio ameaça o Euro. A dívida grega põe em perigo a moeda comum e altos responsáveis europeus admitem um cenário de falência nacional da Grécia. Este ‘estoiro’ grego teria consequências fatais para o Euro ao provocar um efeito-dominó, com os especuladores a atacarem meia dúzia de outros membros do Euro, assim tornados ‘candidatos’ à bancarrota...

FUNDO SOBERANO
A Noruega está a dar assistência a Luanda para a criação do primeiro "fundo soberano" angolano.

ALTA REPUBLICANA
Sarah Palin cruza--se com Obama... Nas sondagens.O presidentedesce (deu um trambolhãono último mês de 53% para 47%), ela sobe (já vai nos 46%).Os republicanos exultam.

José Mateus, Consultor de Inteligência Competitiva