domingo, 17 de janeiro de 2010

Saque chinês

Ver Claro
a coluna dos sábados no “Correio da Manhã”

Deitar a mão ao código-fonte da Google (um segredo sem preço) era um dos objectivos dos ataques chineses (via falhas de segurança da Microsoft e da Adobe). Tal como a informação de dezenas de empresas, de sites da oposição e de defensores dos Direitos Humanos e até de gabinetes de advogados americanos representantes de empresas que acusam os chineses de violação de patentes e contrafacção. Washington já interrogou Pequim sobre a sua capacidade de “respeitar os standards internacionais da economia”… continua em Ver Claro,
a coluna dos sábados no “Correio da Manhã”.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A coluna do “Correio da Manhã”

Ver Claro
09 Janeiro 2010

MUDANÇA RADICAL
As projecções lineares deixaram de fazer sentido, nestes tempos. Prever esta década como o continuar da anterior é, pior que um crime, um erro. O que se vai impor, nos próximos anos, é o que de novo irrompe no vasto campo de ruínas em que a crise (Setembro 2008) tornou o mundo que conhecíamos. O que aí vem é, realmente, novo. E entendê-lo é, realmente, estratégico…

MERKEL: AVISOS!
Com eleições regionais em Maio e com a ameaça de iminente destruição massiva de empregos nos "motores" da economia alemã (pois chegam ao fim medidas tomadas para os ‘aguentar’), Merkel avisa não haver saída rápida da crise e que, antes da recuperação, ainda haverá uma degradação… E já fala em "mudar a nossa arte de viver e a nossa economia".

TIGRE DE PAPEL
Cada vez mais observadores vêem o "milagre económico chinês" como um enorme "tigre de papel", notando que Pequim fez, no investimento interno, escolhas erradas que criaram uma enorme ‘bolha’ e inclinam todo o sistema para o colapso.

CONTRATERRORISMO

A CIA já fez saber ter informado a tempo o NCTC (a agência do Contraterrorismo) sobre o nigeriano autor do atentado falhado no dia de Natal...

ERRO FATAL
O muito sensível manual americano de segurança dos aeroportos apareceu todo na net… "Por erro" da Transportation Security Administration!

Ver Claro
02 Janeiro 2010


TEMPO DE PROUST
À procura do crescimento perdido é como vai andar todo o Ocidente (e não só…), em 2010, com a zona euro a viver, depois do inferno da crise financeira, num purgatório de economia precária (que os Estados terão de continuar a apoiar, se quiserem evitar a catástrofe social). Com centenas de milhares de postos de trabalho a desaparecer, o desemprego será o problema mais grave de toda a Eurolândia.

RISCOS E AMEAÇAS
Para o presidente russo, Medvedev, "a situação do mundo é actualmente muito complexa, assistimos à formação de uma nova configuração mundial, à emergência de novos centros de influência e à activação de forças políticas até agora desconhecidas", por isso, o serviço de informações externas (SVR) deve poder antecipar as várias ameaçasao país...

INTELIGÊNCIA...
"Na missão de um dirigenteou quadro empresarial, a Inteligência Económica é indispensável, pois não é possível ser pertinente sem a informação certa sobre a concorrência, o mercado e as tecnologias emergentes", explicou o delegado interministerial francês para a IE, nas ‘Jornadas’ organizadas para recensear as necessidades das empresas.

SÉRIA ESCALADA
Face à ameaça iraniana, o Pentágono prepara a simulação de um ataque de mísseis iranianos ao território dos EUA, para testar defesas e evitar surpresas.

Ver Claro
26 Dezembro 2009


CIBER AMEAÇAS
O Citigroup sofreu um ciber-ataque, que lhe infligiu prejuízos de dezenas de milhões, mas não foi o único banco a ser atacado, nestes dias. E uma agência federal americana também foi atacada. Face a isto, Obama acaba de nomear um coordenador governamental da ciber-segurança, Howard Schmidt, para enfrentar a ciber-guerra de que os EUA estão a ser alvo e de que a China é a principal origem.


SABER, ANTECIPAR
A nova doutrina de defesa e segurança nacional de França coloca a função "conhecer e antecipar" na primeira linha das prioridades estratégicas. Daqui decorre uma reestruturação completa do dispositivo de inteligência e substancial reforço de orçamentos.

GRANDES ORELHAS
Os sistemas de intercepção de comunicações foram a estrela da 25.ª edição do Milipol, salão das empresas de tecnologias de segurança, em Paris.

NOVA CRISE
Nouriel Roubini, um dos que desde 2007 previram a crise, alerta para a existência de condições para nova crise.

ALVO: EMPRESAS
Há vários estudos (em inglês, francês…) sobre as guerras de informação, contra empresas ou outros para os destruir ou condicionar, mas são áridos… ‘Opération Accapare’ é um romance que se lê com gosto e explica tudo sobre "vulnerabilidades", "eixos de pressão", "protecção" e "redteams"… Boa oferta de Natal. Compra-se na net.


Ver Claro
19 Dezembro 2009

Injectar MM€
35 mil milhões é o montante do “grande empréstimo nacional” lançado por Sarkozy para “meter carburante” na fragilizada economia francesa, mais ou menos o mesmo que a ExxonMobil pagou pela XTO Energy e pouco mais do triplo do que a família Ben Zayed Al-Nahyane, ‘dona’ do Abou Dhabi, emprestou já aos Al-Maktoum, ‘donos’ do falido Dubai…

PRIMEIRO A CHINA
As empresas estrangeiras rangem os dentes faceà "Preferência Nacional",imposta por Pequim, no fornecimento de equipamentos hi-tech (computadores, software, equipamentos telecom...) aos organismos públicos chineses...

VANTAGEM TALIBAN
O tráfico de droga permite aos talibans pagar 300 dólares/mês aos seus combatentes, enquanto o governo corrupto de Karzai paga aos seus militares apenas 100…

ANJO TERRESTRE
Nem só em Copenhaga se salva o planeta, uma empresa irlandesa acaba de inventar o vibrador ecológico, sem pilhas e a manivela. O ‘Earth Angel’ promete, por 4 minutos a dar à manivela, 30 minutos de vibrações máximas, e vai, claro, ser produzido na China. Enfim, talvez ele ajude a resolver o maior problema ecológico que ninguém ousou abordar em Copenhaga: a sobrepopulação do planeta, assimetricamente distribuída.