Ver Claro
28 Fevereiro 2009
Implosão
Défices record e recessão na Alemanha, no Japão, na Inglaterra e nos EUA (Obama já nem sabe que fazer) acompanhados pela escalada do desemprego. Será esta globalização da implosão a implosão da globalização? 2009 é mesmo o "ano negro" que aqui previmos no início de 2008.
Duração. Banca avara e mudança no consumo determinam esta recessão que ninguém sabe quando terminará. A Stratfor já admite... 2020!
Compensação. A erosão da economia exige reforço de outras componentes de potência. Tóquio, Pequim, Moscovo, Paris, Madrid, Washington, apostam na inteligência económica e estratégica e nas 'tecnológicas' de Defesa e Segurança.
Precisão. Para atingir os seus objectivos, Obama quer 'informação oportuna, credível e coerente' da CIA e demais intelligence...
Transformação. Reorganização, novo estatuto e duplicação orçamental fazem dos 'serviços' franceses uma máquina de 'intelligence' para 'saber e antecipar'.
Modernização tecnológica: o KGB recebeu novos armamentos, sistemas de comunicação e transportes, alojamentos e aumento de salários.
Incompreensão. Mexidas à vista nas 'tecnológicas' da Defesa mostram-nos em contraciclo e incapazes de aprender com quem sabe (americanos ou franceses) como fazer a defesa da Economia com a economia da Defesa e garantir o upgrade das arcaicas Defesa e Economia...
José Mateus
Consultor de Inteligência Competitiva
Sem comentários:
Enviar um comentário