sábado, 9 de fevereiro de 2008

2008-02-09

A visita de Condi Rice ao actual presidente afegão pode não ter resolvido nada. O pashtun Karzai há muito parece ter passado a fazer parte do problema e não da solução e quer as tropas da NATO ao seu serviço mas recusa o alto representante que a NATO indica, o inglês Lord Ashdown, especialista da ‘intelligence’ que obteve óptimos resultados nos Balcãs. Veremos...

Serviços de Informação de estados europeus andam muito tensos, irritados e preocupados com os ataques por “fundos” sedeados nos EUA (mas de origem obscura ) às parceiras “tecnológicas” que lhes fornecem e gerem as suas infra-estruturas de comunicações e inteligência. Nas tentativas de compra destas empresas estratégicas, estes “fundos” usam cavalos de Tróia locais... Portugal não escapa à tendência.

Sarkozy revelou, em Riade, que vai abolir os intermediários nos negócios de material militar e que será o estado a tomar em mão estes “mercados sensíveis”. Bom exemplo para Lisboa.

A batalha de Djamena, que aqui se tinha anunciado, teve o resultado que prevíramos. O presidente Deby confessa agora que a vitória só foi possível graças à informação just in time francesa e espera nova “invasão dos sudaneses”.

A venda de aviões de combate de quarta geração ao Irão está a ser usada pela China para testar reacções ocidentais e... russas.

A Viúva Negra anuncia que “a França vai, é claro, em breve, ser punida”. Fatiha Mejjati é viúva do organizador dos atentados de Madrid de 2004, liquidado em 2005.

A repressão sobre os dissidentes chineses está a intensificar-se, quando faltam seis meses para a abertura dos Jogos de Pequim.

Os ‘latinos’ são o trunfo eleitoral secreto de Hillary Clinton e já estão a fazer a diferença.

Scarlett Johansson decidiu empenhar-se na vida política do seu país e vai em tournée à região do Golfo animar as tropas aí estacionadas. Os visitados merecem bem a visita.


José Mateus, Consultor em Inteligência Competitiva

Sem comentários: