terça-feira, 14 de outubro de 2008

VER CLARO

a coluna do ‘Correio da Manha”, de sábado 11 Outubro 2008  

 

Novo modelo económico

 

A economia muda desde a Revolução Industrial, de fase e de quadro, com intervalos irregulares de décadas, abruptamente e com uma crise estrutural que provoca mudanças radicais e novos equilíbrios geopolíticos. Pode-se analisar isto, fazer a sua periodização e ver as constantes da mudança. O que evitará muitos disparates…

Novo modelo económico, agentes económicos de dimensão nunca vista, novas regras, novo jogo, novos hábitos e nova cultura. E um novo tipo de consumo e 'regionalizações' versus a velha 'globalização'. Eis o novo mundo que nos bate à porta e faz tremer a casa.

Consumo selectivo será a marca da nova era. Acabou a era do consumo massivo.

A crise estrutural 'em curso' foi anunciada nesta coluna em Novembro de 2007. Para a prever bastava alguma inteligência económica. Ninguém se queixe, pois, de surpresas.

Sócrates falou da economia, como aqui se tinha sugerido na semana passada. E falou bem… Em S. Bento, mas é aos eleitores que ele tem de falar. Directamente.

Golpe silencioso no Irão. Ahmadinejad e seus 'pasdaran' impõem-se a Ali Khamenei e seus mullah, passando a dispor de um estado-maior próprio que comanda as suas 31 divisões, os mísseis balísticos e as instalações nucleares…

José Mateus

Consultor de Inteligência Competitiva

verclaro.jm@gmail.com

 

 

Sem comentários: