18 Outubro 2008
Condição sine qua non para salvar o Dexia: os seus banqueiros tinham de ser todos postos na rua e substituídos por gente competente escolhida por Sarkozy. A decisão, tomada às 04h35 da madrugada, foi imediatamente aceite…
Sarkozy acusa os banqueiros franceses de arrogância e conservatismo, vê-os como mandaretes à espera de gorjeta e, depois de os ter posto em sentido, passou a dar-lhes ordens: "Voltem à banca de depósitos, dêem garantias aos clientes, façam circular o dinheiro e reúnam todos os fins de tarde com a ministra das Finanças…"
Zapatero manda fazer fusões bancárias para conseguir um mapa bancário "mais eficaz", coisa de que nós, ainda mais do que Espanha, precisamos.
Recapitalizar bancos é preciso mas também é preciso que não sejam os contribuintes a pagar a factura, pois isso teria custos insuportáveis para as empresas e famílias, faria surgir fortes fricções políticas e seria fatal para o País.
Às arrecuas: França recua na produção industrial. Alemanha recua de novo no excedente comercial. Japão recua forte no investimento e a Suécia começa a meter água... Anteriores ao colapso financeiro, estes dados já apontavam o despontar de uma séria recessão.
O ouro surge como o valor refúgio e de Julho a meados de Outubro já subiu quase 40%.
José Mateus
Consultor de Inteligência Competitiva
Sem comentários:
Enviar um comentário