sábado, 3 de janeiro de 2009

A Coluna do Correio da Manhã, de Sábado, 03 Janeiro 2009

Ver Claro

 

 

Fragmentação, a palavra-chave dos próximos anos, tal como "precário" no início deste século, tem uma entrada em força. "Globalização" é coisa do século passado. Em 3 palavras apenas, a evolução do mundo nos últimos 20 anos e… nos próximos.

"Comunicator". Para dizer que não pagam toda a crise global e a segurança deste mundo em fragmentação, os EUA elegeram o seu primeiro presidente negro...

Notável estoicismo dos quadros americanos na crise: despedidos, criam nova vida, mudam de cidade e de sector, criam empresas... Uma cultura que gera liderança no "novo mundo" pós-crise.

Telemóvel dobrável no bolso (obedece à voz e capta centenas de canais de tv!), tecidos antinódoas e anti-rugas, alimentos agindo directamente nos genes... Nos centros de I&D, as empresas americanas criam novos mercados para as libertar da lei da crise.

8,6 mil milhões de euros vendeu Sarkozy, em 48 horas de visita ao Brasil, para começo do "partenariado estratégico de defesa" assinado com Lula.

Made in China, os rockets Grad com que o Hamas bombardeia Israel.

'História oral da Casa Branca de Bush', em breve... Soltam-se as línguas de Matthew Dowd e Dan Bartlett.

Desejar "bom ano", neste 2009 de todas as quedas, é desejar inteligência e força para escapar deste "vale dos caídos"… Bom Ano!

Sem comentários: