sábado, 31 de janeiro de 2009

A Coluna dos Sábados no Correio da Manhã, 31.01.09

Ver Claro

 

Inteligência: 'A necessidade aguça o engenho' ou a crise obriga a ter "inteligência". H. Clinton quer tornar os EUA a "potência inteligente" e Sarkozy remodela as suas FA para as tornar "inteligentes", duplica o orçamento da 'secreta' e fornece-lhe um blindado estatuto legal de protecção.

 Davos depressão A reunião anual do World Economic Fórum está a ser um fracasso emocional e intelectual... O ambiente profícuo desapareceu tal como as jovens modelos e até o champanhe e a lagosta deram lugar ao queijo, fiambre e vinho.

Putin "Faz o que eu digo, no faças o que eu faço"... Depois de injectar 50 mil milhões nas indústrias de defesa e de um aumento brutal do orçamento militar, Putin foi a Davos pregar contra o aumento das despesas militares...

Fantasma de Mao ameaça a China. Posta em causa por vigorosa extrema--esquerda, a direcção do PCC teme um 2009 agitado. No seu pior cenário, intelectuais integram, nos campos, os largos milhões de desempregados sem apoio retornados a casa, tornando inevitável a intervenção dos "homens fardados".

Aos papéis, é como parece andar a nossa 'secreta' na very british crise do Freeport, de tal modo que nem notou os erros, falhas e contradições da lista inglesa que até dá como cúmplices pessoas que há muito não se falam e nem se podem ver...

José Mateus

 consultor de inteligência competitiva

verclaro.jm@gmail.com

Sem comentários: