sábado, 12 de janeiro de 2008

2008-01-12

O cancelamento do Lisboa-Dakar provocou fortes prejuízos e grande desmoralização nas ‘Espadas da Sombra’, a al-Qaeda do Magrebe. Concentrados no objectivo, desde o Verão, para nada. Meses de ‘trabalho’ perdidos. Tudo pronto no terreno e a ‘armada’ de câmaras de televisão, micros e jornalistas não apareceu. Grave revés. E ainda vão ter de desmontar tudo e até de ir buscar as minas que já tinham enterrado na areia se as quiserem voltar a usar noutro lado.

Mohammad Khatami, ex-presidente iraniano, vai liderar a coligação ‘reformista’ nas próximas legislativas de Março. Objectivo: alcançar a maioria e isolar os radicais apoiados pelo presidente Ahmadinejad.

MANSOOR DADULLAH, um dos mais importantes comandantes talibans, recusa a ordem de demissão e afastamento e classifica-a de ‘conspiração’ à revelia do líder Mullah Omar, enquanto o porta-voz dos talibans mantém que o comandante foi afastado por “desobedecer a ordens” e conduzir actividades contra “as regras e regulamentos”, sem fornecer, porém, mais detalhes.

Malika El-Aroud, casada com o terrorista que assassinou o comandante Massud dois dias antes do ataque do 11 de Setembro, foi presa pela polícia belga e acusada de trabalhar para a al-Qaeda, na Bélgica.

As desgraças da Danone na China parecem não ter fim. Agora, perdeu a propriedade da marca de água mais vendida no mercado chinês, a favor do seu antigo partner local, numa decisão dos tribunais chineses que a Danone diz ser ‘política’ e não de direito comercial...

Os grandes institutos europeus de prospectiva (IFO alemão, INSEE francês e ISAE italiano) apontam para queda ligeira do PIB europeu e subida ligeira da inflação, nos próximos meses.

2008 vai ser o ano de apresentação do motor automóvel que funciona sem petróleo mas apenas a... ar comprimido. Revolução à vista.


José Mateus, Consultor em Inteligência Competitiva

Sem comentários: