Frustração em Davos. O clima de forte crise ensombrou a atmosfera e frustrou as expectativas deste encontro anual pelo que vários líderes políticos, que deveriam ter comparecido, decidiram não o fazer por “razões de agenda”. O debate de abertura foi logo um balde água gelada: “Vai haver uma grave recessão nos EUA, um abrandamento nos países emergentes e um forte abrandamento na Europa…”
A banca chinesa treme com a crise americana do sub-prime. Bank of China (o terceiro maior banco chinês), Industrial and Commercial Bank of China e o China Construction Bank já foram avisados pelo regulador de que devem constituir provisões para todos os seus activos ligados ao sub-prime…
O desemprego vai aumentar em 2008. O Bureau Internacional do Trabalho calculava, antes das turbulências financeiras dos últimos dias, um aumento de 5 milhões de desempregados este ano. Esta previsão vai ter de ser revista em alta, já avisou o BIT.
A Al-Qaeda capturou base paquistanesa. Sararogha Fort, nas montanhas do sul do Waziristão, foi atacada e tomada por 300 talibans sob o comando de Baitullah Mesud, também responsável pelo assassinato de Benazir Bhuto.
A China eclipsou a África do Sul como maior produtor mundial de ouro, tendo passado das 247 toneladas em 2006 para 276 em 2007.
José Mateus, Consultor em Inteligência Competitiva
Sem comentários:
Enviar um comentário