sábado, 6 de dezembro de 2008

A Coluna dos Sábados, no Correio da Manhã

Ver Claro

Ouro por petróleo: Arábia Saudita e Kuwait estão a privilegiar o pagamento do petróleo em ouro... para se protegerem da baixa do dólar.

Disrupções em série – pirataria no Índico, ocupação de aeroportos, ataques a centros nevrálgicos e cortes cirúrgicos de redes – ameaçam a economia global e criam um cenário de fragmentação global.

Resiliência e conhecimento são os dois conceitos-chave que organizam o novo mundo emergente desta crise de fragmentação global. Um mundo que dá, portanto, uma função axial à Inteligência Competitiva!

Cenário negro na Eurolândia com as receitas fiscais a diminuírem e as despesas sociais a subirem e consequentes aumentos dos défices e da dívida externa.

Mudar de vida: Estados, empresas e pessoas, tudo vai, com esta crise global, ter de encontrar formas novas de ser, estar e viver...

Americanos avisaram a Índia do desembarque terrorista por mar em... Outubro!

Os hedges funds estão a limitar por todos os meios a divulgação de informação sobre os seus resultados...

Caso exemplar do ataque por forças obscuras a 'tecnológicas' estratégicas europeias, o da Uniross, em França, e que, como já aqui há meses dissemos, também está a acontecer em Portugal... Só que, ao contrário de França, não temos aqui meios de defesa que se ocupem do caso.

José Mateus

verclaro.jm@gmail.com

Sem comentários: