segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ver Claro

A Coluna do Correio da Manhã

20 Dezembro 2008

 

Sarkozy ralhou de novo aos banqueiros

Sarkozy ralhou de novo aos banqueiros e aumentou-lhes a pressão para que façam circular o crédito por famílias e empresas... ou ficam sem apoios do Estado e terão de falir!

- Reduções salariais de 75% (fábricas que pagavam salários de 370 dólares pagam agora 65 dólares mensais!), fecho de cerca de cem mil fábricas nos últimos meses e refluxo para os campos de milhões de desempregados... É a crise social na China, com o afundamento da procura externa.

- A confiança económica caiu, na Alemanha, em Dezembro, para o seu mínimo histórico...

- O crash do sector automóvel vai provocar não só fusões como ainda a reestruturação de todo o processo e circuito de fabrico.

- A tragédia grega não é revolucionária e de futuro mas sim uma revolta do passado, sem horizontes e cheia de desespero existencial. Não há ali "Maios que cantam" nem "68", há apenas acções de disrupção do território urbano provocadas por um nihilismo grupuscular hiperorganizado... Analisar significa ver o que há de específico e não projectar fantasmas e medos!

- Pouco séria e muito amadora é como peritos ocidentais classificam a recente ameaça terrorista em Paris. Nem os terroristas islâmicos avisam previamente dos seus atentados e nem cinco velhos paus de dinamite são coisa que se apresente...

José Mateus,

consultor de inteligência competitiva

verclaro.jm@gmail.com

 

 

Sem comentários: