segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ver Claro

no Correio da Manhã

Liquidado pela alta de preços do petróleo e dos alimentos, acabou o mundo que conhecemos até agora. O 'patrão' do Banco Asiático de Desenvolvimento, Rajat Nag, alertou já que só na Ásia há mil milhões de pessoas ameaçadas pela alta de preços dos alimentos… Inteligência, precisa-se!

A Comissão Europeia confirma o que há semanas aqui se tinha dito: travagens no crescimento, altas taxas de inflação e aumento da dívida pública… Ou seja, um horizonte de estagflação na Europa. Défice e dívida pública levam a CE a "eleger" Itália e Portugal como os "homens doentes" da Europa...

A guerra do século XXI anuncia-se totalmente diferente do que foi no séc. XX. Objectivos, meios, teatros, dispositivos e filosofia estão a mudar e alguns Estados (EUA, França e poucos mais) procuram já doutrina e dispositivos capazes de enfrentar os novos tipos de conflito.

Sarkozy, em Luanda a 23 de Maio, assina um partenariado estratégico para a região dita dos Congos. "Zedu" espera (e os grupos franceses do petróleo, da aeronáutica e defesa e da construção também…) um gesto francês que aborte de vez o "Angolagate".

Explosões no Iémen, na zona das embaixadas, apontam para a reactivação de um núcleo da al-Qaeda capaz de conduzir campanhas de baixa intensidade e de terror económico…

Chinesa é a nacionalidade de 3 dos 4 maiores bancos mundiais… O ICBC, Industrial and Commercial Bank of China, lidera.

200 dólares é o preço proposto pela AT&T para o novo iPhone 3G.

Ciberataques da al-Qaeda a sites de monitorização do terrorismo: CounterterrorismBlog, SITE, Evan Kohlmann, IntelCenter, NEFA Foundation, Internet Haganah... Também a China lançou uma ofensiva contra apoiantes da causa tibetana. Depois dos ataques da Rússia à Estónia e da China à Alemanha, França, Inglaterra e EUA, em 2007, esta nova forma de guerra generalizou-se.

José Mateus, Consultor em Inteligência Competitiva (verclaro.jm@gmail.com)

 

Sem comentários: