segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Coluna do Correio da Manhã, de 20 Setembro 2008

Ver Claro

 

- Como antecipado aqui, o sistema financeiro vive a pior crise desde os anos trinta e a estagnação e a inflação cancerizam a economia. Focos de guerra aparecem, desde o Verão, nas fronteiras da Europa, na América do Sul e na Ásia... 2009 vai mesmo ser um ano negro. Uma imparável mudança de consequências imprevisíveis sacode o Planeta.

- A crise produz uma concentração inédita no mercado financeiro (com três ou quatro titãs a predominar) e gera novas regras. Um passo de gigante para o novo modelo global. O Mundo é já outro.

- Um susto foi como os ministros das Finanças viram a situação europeia na reunião do Ecofin. Mais assustados ficaram ao constatar que também aqui a Europa está desarmada.

- Crimeia, Perigo! Depois da amputação da Ossétia e da Abkázia à Geórgia, a Ucrânia teme que Moscovo ocupe a estratégica ‘ilha’ da Crimeia.

- A secreta georgiana conseguiu gravar as transmissões da invasão russa que provam que esta ocorreu na véspera do forcing georgiano na Ossétia...

- A al-Qaeda do Magrebe define como "inimigo" a abater o novo governo da Mauritânia...

- Luta da Gazprom com a União Europeia pelo gás nigeriano: Bruxelas oferece 15 mil milhões para construção de gasoduto e Moscovo um acordo de cooperação... 

José Mateus

 

 Consultor de Inteligência Competitiva

verclaro.jm@gmail.com

 

 

Sem comentários: