sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

2007-11-18

Joaquim Chissano, que tem estado a ajudar a convencer Gordon Brown a participar na Cimeira EU/África, apesar da presença de Mugabe, pensa instalar-se no Porto como consultor internacional.

O governo de Maputo prepara a entrega ao sector privado de vários projectos de geração e transporte eléctricos.

‘Como tirar partido do boom em Angola?’ é o tema da reunião de trabalho com grandes empresas e animada pelo chefe da missão económica em Luanda. A reunião será no próximo dia 22 em Paris e prepara a visita de Sarkozy a Angola, em Fevereiro de 2008.

Turbulência nas tecnológicas estratégicas. A hora das fusões e aquisições parece ter chegado às tecnológicas portuguesas da área da Defesa e do Espaço. Com grandes manobras em curso, mas de resultados incertos, resta saber se o Governo tem ou não uma estratégia para estas start-up – em todo o Mundo consideradas estratégicas e que são decisivas para o sucesso do choque tecnológico de Sócrates.

Roman Abramovich, patrão do Chelsea mas residente em Moscovo e governador de Tchoukotka, província autónoma da Rússia, entrou na guerra aberta pela saída de Putin da presidência. A batalha de Abramovich é contra outro oligarca russo exilado em Londres desde 2000, Boris Berezovsky. Este colocou um processo contra Abramovich na High Court britânica acusando-o de lhe ter provocado prejuízos num valor máximo de 12 mil milhões de dólares, através da venda forçada de acções e de participações nas empresas russas Sibneft, ORT e RusAl. A batalha integra-se no quadro da guerra de ‘serviços’ que estourou, há semanas, no interior da guarda pretoriana de Putin e que já fez vários mortos, nos tiroteios entre o FSB (ex-KGB) e o Narcocontrol, e até a prisão de um dos generais do Narcocontrol. E que tem até um episódio à portuguesa com o ex-KGB a acusar o Narcocontrol de escutas ilegais.


José Mateus, Consultor em Inteligência Competitiva

Sem comentários: