sábado, 29 de dezembro de 2007

2007-12-29

BAITULAH MESUD, um comandante taliban, é tido como o responsável do assassinato de Benazir Bhutto, que se propunha pôr fim ao fundamentalismo no Paquistão mas contestava a política de mão dura do presidente Pervez Musharraf contra os talibans. Este assassinato está a ser visto como um assalto letal contra a democracia e um disparar de violência que deixa o Paquistão à beira da implosão e vem recordar que a guerra dos terroristas é mesmo uma guerra real.

AL-QAEDA MAGREB intensificou as acções na Mauritânia nestes últimos dias. Como aqui se tinha revelado, ainda antes do primeiro ataque na Mauritânia, o norte de África, da fronteira líbia até ao Atlântico, tornou-se um privilegiado teatro de operações da Al-Qaeda, após a integração do salafismo na rede de Bin Laden.

O GOVERNO JAPONÊS está preocupado com a ameaça OVNI e o ministro da Defesa, Shigeru Ishiba, afirma que as forças armadas devem estar em condições de detectar intrusões e reagir a extra-terrestres. Recorde-se que a constituição pacifista japonesa limita severamente meios e acção das suas FA.

MINISTROS DA JUSTIÇA e da Administração Interna, PGR, senhores do SIS, Polícia e Ministério Público, pelo menos, não perderiam nada se, a propósito dos recentes factos do Porto, lessem alguma coisa do que John Robb tem publicado sobre as novas dinâmicas dos gangs nos estados ocidentais.

A CONJUNTURA GLOBAL deve degradar-se em 2008, com a incerteza a reger o preço do petróleo, a economia a abrandar forte e a inflação a crescer. Não se deve brincar ao "criar medos" mas o cancro da stagflation parece mesmo estar de volta.

SARKOZY-CARLA BRUNI.
O namoro começou na casa do publicitário Jacques Seguella, em Novembro.

José Mateus, Consultor em Inteligência Competitiva

Sem comentários: