FRACTURAS NO TERRORISMO.2007 termina com o aparecimento de graves fissuras nas estruturas terroristas. A nau do Hezbollah atravessa uma grande tormenta, iniciada com o ‘desaparecimento’ na Turquia do general iraniano Ali Reza Asghari e as informações que ele terá fornecido aos Estados Unidos da América.Acresce o aparecimento de violentos conflitos entre a direcção política e o ramo ‘segurança’ do movimento. No Iraque, a formação de milícias sunitas para combater a al-Qaeda está a encostar às cordas e a obrigar a recuar para bases seguras os terroristas de Bin Laden. No Afeganistão, nota-se cada vez mais o preço do afastamento dos homens do comandante Massoud e face ao avanço taliban a NATO nomeia um especialista da ‘intelligence’ para seu alto representante, o inglês Lord Ashdown.
CIBERGUERRA.A Inglaterra tomou recentemente medidas de protecção contra os hackers da China e os Estados Unidos criaram um comando específico contra os ataques chineses e para a ciberguerra, na perspectiva de que esta vai ser uma forma maior (permanente e não declarada) da guerra na próxima década.
GUERRA DO PETRÓLEO NA RÚSSIA.A Gazprom e a Rosneft estão à beira de uma ‘guerra civil’ aberta e ambas têm apoios políticos ao mais alto nível. A seguir.
SUCESSO ANTIMÍSSIL.O Japão testou com êxito o seu novo sistema antimíssil, adaptado ao arsenal norte-coreano. O teste custou 50 milhões de dólares e aconteceu dias depois de um oficial da Marinha japonesa ser preso por fuga de informação sobre o sistema.
CONFISSÕES MISTÉRIO.A secreta francesa procura saber quem será o editor (e quem será o escritor) do livro da ex-esposa de Nicolas Sarkozy. As ‘confissões’ de Cecília Sarkozy têm saída prevista para o início de 2008.
José Mateus, Consultor em Inteligência Competitiva
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário