sábado, 7 de junho de 2008

Opinião 07 Junho 2008

Ver claro
 
O Instituto do Petróleo francês multiplica estudos de inteligência económica sobre jazidas em território europeu. Portugal também tem sido muito bem esquadrinhado... pelo que Paris sabe mais do que Lisboa sobre estas potencialidades do nosso território.

A América está tão barata que os capitais estrangeiros se precipitam para Wall Street e New York se tornou a capital do shopping!

O governo francês vai cortar 10 mil milhões de euros de custos e já começou o 'massacre' de serviços públicos sem justificação. De sucursais do Banco de França a hospitais, passando por quartéis e tribunais, há fechos em 25 cidades.

A alta de preços de produtos de consumo diário e obrigatório atinge já os dois dígitos em França e em outros países europeus. Em Portugal, ainda não, mas...

As matérias-primas e a crise financeira não são os únicos responsáveis pela inflação. Culpados (e muito!) são também os nossos circuitos de distribuição com excesso de regulação e de burocracia que favorecem as rendas de situação e impedem que a concorrência funcione. José Sócrates não controla a OPEP, mas pode reformar estes circuitos que encarecem os produtos e liquidam os produtores, enriquecendo especuladores e outros rentistas. Veja-se o caso do peixe... Senhor primeiro-ministro: reformas, precisa- -se. Urgente!

José Mateus, consultor de inteligência competitiva/verclaro.jm@gmail.com

Sem comentários: